COMO É CULTIADO NA UMBANDA, ORIXÁ DE SUMA IMPORTANCIA, XANGÔ É DA ORDEM DA JUSTIÇA SOCIAL, DOS TRATADOS, DOS RAIOS E TEMPESTADES, DO TROVÃO, EXIMIO CONTROLADOR DAS FAISCAS E DESCARGAS ELETRICAS.
NAS LINDAS HISTÓRIAS DO PANTEÃO AFRICANO, ELE ERA RICO E PODEROSO. HABITAVA EM UM CASTELO, CERCADO POR 12 MINISTROS, VIVENDO COM TRES ESPOSAS: OBÁ, OYÁ E OXUM.
DE ACORDO COM A LENDA, SEU ESPIRITO GUERREIRO NÃO DEIXAVA FUGIR DAS LUTAS.EMPREEDEU UMA GRANDE CAMPANHA MILITAR E IOGROU CONQUISTAR O PAÍS DE OIÓ, AMPLO TERRITÓRIO DO IMPÉRIO AFRICANO.
PARA O CONTEXTO UMBANDISTA, XANGÔ É MORADOR NO ALTO DE UMA COLINA, EM UMA PEDREIRA. ELE CARREGA O LIVRO SAGRADO E AS SETE CHAVES DA SABEDORIA. UM LEÃO FEROZ ESTÁ SEMPRE AO LADO DE XANGÔ.
DO ALTO DA PEDREIRA, XANGÔ CONTROLATODAS AS FORÇAS NATURAIS POR INTERMÉDIO DOS ASTROS, QUE RESPEITAM A SUA VONTADE. NOS TERREIROS DE UMBANDA, É REPRESENTADO POR UM MACHADO, COM O QUAL CRUZA O AMBIENTE, PROTEGENDO DA INFELICIDADE TODOS AQUELES QUE O PROCURAM. POSSUI UM BRADO ALTO E IMPETUOSO, GOSTA DE FUMAR CHARUTO E TEM PREDILEÇÃO PELA CERVEJA PRETA. SEU DIA É QUARTA FEIRA, SUA COR É O MARROM, SUA FLOR É O CRAVO VERMELHO.
NO SINCRETISMO RELIGIOSO É :
SÃO JOÃO BATISTA - XANGÔ DE OURO
SÃO PEDRO - XANGÔ ALAFIM
SÃO JERONIMO - XANGÔ AGODÔ
SÃO JOSÉ - XANGÔ AGAJU